quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O fim do São Victor?

  Nas últimas semanas, acompanhei parte da torcida atleticana com um pensamento em comum: “O Victor não está como antes, está falhando e comprometendo o time em várias oportunidades.” Confesso que essa critica passou pela minha cabeça em algumas ocasiões, mas, mesmo assim, a situação não deixou de me incomodar.

  Afinal, meus comentários cautelosos são resultado do calor do momento, da euforia do jogo, enquanto os desses torcedores, principalmente nas rede sociais, são feitos de maneira frequente e com certa eloquência. Assim, não me restam dúvidas, a torcida atleticana, além de chata – como disse há algum tempo no twitter o ex-presidente Alexandre Kalil – agora também é ingrata.

  Ingratidão, palavra originada do latim, significa falta de reconhecimento por serviços prestados. E que serviços! Parece que essas pessoas se esqueceram do pé esquerdo do goleiro, que levou o Galo ao maior título da sua história, a Copa Libertadores da América. Ou talvez se esqueceram das inúmeras defesas do arqueiro, que possibilitaram que o Atlético alcançasse a conquista inédita da Copa do Brasil.

  Para relembrá-los da qualidade e da importância do Victor, não é preciso apenas citar suas grandes conquistas e voltar muito no passado. Neste Campeonato Brasileiro, em que ele apresenta visível instabilidade e está sendo muito criticado, salvou a equipe atleticana diversas vezes e assegurou pontos importantíssimos na luta pelo título e pelo G4.


                                         
                                         
  

  Na partida contra o Cruzeiro, Victor havia falhado no primeiro gol do time celeste. Depois, fez uma belíssima defesa em chute de fora da área e defendeu, nos acréscimos do segundo tempo, o penâlti cobrado por Willian. A partida terminou 1 x 1, e o Atlético garantiu um ponto precioso graças ao goleiro. 


  
  No jogo contra o Figueirense, Victor fez a sua melhor defesa do campeonato (no vídeo, o  lance é mostrado a partir do minuto 2:30), que garantiu que o Galo levasse pra casa 3 pontos fundamentais. 
  
  Após analisar essas defesas, é notório que o Victor continua o mesmo, sempre operando milagres. Momentos de instabilidade são naturais para qualquer profissional e, mesmo para um Santo, isso não é diferente.

  Portanto, aos que criticam veementemente o goleiro, repensem suas atitudes. Se o Atlético trilhou um caminho vitorioso, que alegrou a massa alvinegra, ele foi um dos principais responsáveis por isso.


  A humildade, um dos primordiais atributos dessa apaixonada torcida, está sempre alinhada à gratidão. Que possamos agradecer quem ajudou a construir trajetórias que ficarão marcadas na história do clube. Victor, independente do que aconteça, será sempre São Victor.



Um comentário:

  1. É isso mesmo, só disse verdades! O Vitor é um grande goleiro, muito humilde e de grande qualidade. Falhar faz parte, mas ter a capacidade que ele tem, não é para muitos. Continuaremos apoiando e torcendo sempre. Que venha 2016 cheio de glórias

    ResponderExcluir